Tudo a saber e ver

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Lua terá quatro fenômenos simultâneos no dia 31 de janeiro

Lua Azul, Superlua, Eclipse Lunar e Lua de Sangue são os fenômenos

No final deste mês de janeiro teremos vários eventos lunares acontecendo simultaneamente no dia 31: Lua Azul, Superlua, Eclipse Lunar e Lua de Sangue. Saiba o que são todos estes fenômenos. 
Agenda astronômica agitada
Com relação à Lua Azul, o fenômeno não tem nada a ver com o satélite mudando magicamente de cor no céu noturno. A Lua, como todos sabem, possui quatro fases principais (nova, cheia, minguante e crescente) que duram, em média, sete dias e, como cada mês conta com quatro semanas, é por essa razão que elas quase nunca se repetem em um mesmo mês.
Lua
No entanto, o trajeto que a Lua realiza ao redor da Terra não consiste em um ciclo mensal perfeito e, por isso, a cada dois anos e meio, mais ou menos, a Lua Cheia ocorre duas vezes no mesmo mês, e os astrônomos inventaram o nome “Lua Azul” para se referir a esse acontecimento.
Já a Superlua acontece quando o satélite se encontra mais próximo do nosso planeta e, consequentemente, parece maior e mais brilhante do que o habitual no céu noturno. Isso acontece por conta de a Lua apresentar uma órbita elíptica ao redor da Terra, o que significa que, ao longo de sua trajetória, ela fica mais próxima ou mais distante de nós.
Lua de Sangue
Sobre os eclipses lunares, eles acontecem quando a Lua é parcial ou completamente ocultada pela sombra do nosso planeta, que se interpõe entre o satélite e o Sol, bloqueando a luz emitida pela estrela, e é esse evento que produz a “Lua de Sangue”, que ocorre quando a Terra projeta uma sombra avermelhada sobre a Lua.
Pois tudo isso vai acontecer simultaneamente no dia 31 de janeiro, algo que, de acordo com Peter Farquhar, do site Business Insider, não era registrado há mais de 150 anos. No entanto, no que diz respeito ao eclipse (e, portanto, à Lua de Sangue), infelizmente para nós, brasileiros, ele só poderá ser observado na Ásia, Oceania, leste da África, leste da Europa e nas Américas Central e do Norte. Mas não se preocupe, pois o evento certamente será transmitido através de inúmeros canais na internet, o que permitirá que os sul-americanos assistam ao espetáculo, mesmo que indiretamente.
Fonte: Com informações do Megacurioso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palmeiras bate o Al Ahly e está na final do Mundial de Clubes da Fifa

Divulgação/Palmeiras e Al-Ahly Fonte: IG O Verdão agora espera o vencedor do confronto entre Al Hilal e Chelsea para saber quem enfrentará n...