Tudo a saber e ver

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Bicarbonato de sódio: propriedades medicinais e uso culinário

eprodução/Pexels
Kaboompics // Karolina
É muito recomendável tê-lo à mão por seus múltiplos benefícios e o fato de que ele não costuma causar efeitos colaterais.
Quais são as suas propriedades medicinais?
O bicarbonato de sódio é considerado um dos antiácidos mais potentes que existem, por isso é usado para combater problemas estomacais decorrentes da má digestão, tratar a acidez e dar um fim ao surgimento destes ácidos, além de acalmar as dores no estômago. Ele também pode favorecer o processo digestivo após o consumo de alimentos especialmente ácidos, gordurosos ou pesados.
Também é recomendado para o tratamento de algumas doenças urinárias, como acontece no caso de infecções do trato urinário e até cálculos renais, graças à sua capacidade de equilibrar os ácidos da urina e do sangue.
boca e os dentes também podem se beneficiar do consumo de bicarbonato de sódio. Misturado com a pasta de dentes, ele se transforma em um potente branqueador, acaba com o mau hálito e reduz a inflamação e os problemas nas gengivas.
No que diz respeito à pele, ele melhora os eczemas, alivia as queimaduras e picadas de insetos, e elimina os fungos. Nestes casos, ele deve ser administrado por via tópica, misturado com água.
O bicarbonato costuma ser consumido dissolvido em água, embora também possa ser encontrado na forma de pastilhas. Dependendo da doença a ser tratada, recomenda-se consultar um médico para que ele estabeleça a quantidade para cada caso individual.
Quais são seus usos culinários?
O bicarbonato de sódio tem um uso muito generalizado na cozinha devido a suas diversas possibilidades na hora de preparar algumas receitas, principalmente massas e doces. É preciso ficar atento à quantidade exata que deve ser incluída nos pratos, já que um excesso de bicarbonato pode arruinar qualquer delícia gastronômica, dando-lhe um sabor desagradável.
Ele é utilizado para a elaboração de biscoitos, doces, bolos e tortas pois dá ar às massas, assim como acontece no preparo de purês. Adicionar uma pitada de bicarbonato dá suavidade aos cremes. Na verdade, esta é a principal propriedade culinária deste composto: dar suavidade e leveza a todas as composições.
Ele também é muito usado para a limpeza dos ingredientes e produtos de cozinha. As frutas e as verduras geralmente têm sujeira devido ao seu contato com a natureza. Uma colher de chá misturada com água ajudará a limpar e desinfetar todos estes alimentos, embora seja preciso levar em conta que existem bactérias mais resistentes.
O bicarbonato também é utilizado para amaciar as carnes antes e durante o processo de preparação. Se você quer uma carne macia ou deseja reduzir o sabor exagerado de alguns tipos de carne, o uso deste composto pode ser a solução.
No caso das frutas e verduras, também é importante saber que o bicarbonato ajuda a eliminar maus odores e atenuar sabores amargos, além de suavizar a textura dos alimentos. A quantidade usada deve ser mínima para não dar sabor ao produto. As frutas excessivamente ácidas, como os cítricos, podem ter seu teor de acidez reduzido por meio do uso deste composto.
Seu consumo tem alguma desvantagem?
Assim como todo composto e medicamento, o bicarbonato de sódio pode causar alguns tipos de efeitos colaterais. No entanto, isso não costuma acontecer, principalmente se as instruções do médico forem seguidas.
No caso de apresentar alguma reação após o consumo, o indivíduo deve consultar um médico diretamente para avaliar o caso, além de suspender a ingestão. Entre os possíveis sintomas podemos citar dores estomacais, dores de cabeça, náuseas e vômitos, falta de apetite, fadiga, problemas urinários (irritação ou sangramento), etc.
Inés Rentería

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palmeiras bate o Al Ahly e está na final do Mundial de Clubes da Fifa

Divulgação/Palmeiras e Al-Ahly Fonte: IG O Verdão agora espera o vencedor do confronto entre Al Hilal e Chelsea para saber quem enfrentará n...