Tudo a saber e ver

terça-feira, 12 de julho de 2016

Saiba o motivo pelo qual a água do mar é salgada

Saiba o motivo pelo qual a água do mar é salgada

Quando vamos para o mar sempre surge aquela dúvida básica: Por que a água do mar é salgada? A resposta é simples e tem ligação com o ciclo da água no planeta Terra.
Para começo de conversa, o sal do mar não é o mesmo encontrado na cozinha da sua casa. A água do mar é composta por cloreto de magnésio, cloreto de potássio, bicabornato de cálcio e muitas outras substâncias. O gosto do cloreto de sódio é mais acentuado por causa da grande quantidade na água.
O processo de transformação da água do mar aconteceu há milhões de anos. Isso aconteceu porque a chuva sempre diluiu os minerais da superfície do planeta, levando substâncias para o mar. Os vulcões submersos também contribuíram para esse processo ao lançarem elementos químicos na água. Esses dois processos naturais da Terra contribuíram diretamente para o sabor salgado da água dos oceanos
O fenômeno de salinização do mar acontece até nos dias de hoje. Os oceanos recebem cerca de 2,5 milhões de toneladas de sal por ano. A média de salinidade média dos mares é de 3,5% para cada litro de água. Já o Mar Morto, do Oriente Médio, é o único que apresenta salinidade extremamente elevada, com taxa de 35% em cada litro de água.
Com essas explicações podemos concluir que a água dos mares é salgada há centenas de milhões de anos, graças a um processo natural do planeta Terra, onde o sal da superfície e das rochas é levado para os oceanos.
Fonte: Site de Curiosidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palmeiras bate o Al Ahly e está na final do Mundial de Clubes da Fifa

Divulgação/Palmeiras e Al-Ahly Fonte: IG O Verdão agora espera o vencedor do confronto entre Al Hilal e Chelsea para saber quem enfrentará n...