Tudo a saber e ver

quarta-feira, 15 de junho de 2016

É oficial: Tite aceita convite da CBF e assume a seleção no lugar de Dunga

Um dia depois de anunciar a saída de Dunga na tarde da ultima terça-feira (14), a seleção já tem um novo técnico: Tite. O treinador deixará o Corinthians, que ocupa a quarta colocação no Brasileiro, e passará a comandar o Brasil. A informação foi confirmada pelo presidente do clube paulista, Roberto de Andrade, na tarde desta quarta-feira (15).
"Tite não comanda mais o Corinthians. Ele aceitou o convite da seleção brasileira. No jogo de quinta (contra o Fluminense) não dirige mais o time. Fui a primeira pessoa que ele comunicou, faz duas horas. Achava que ele não iria, fui surpreendido. Não pensei em nomes. Vou pensar nisso agora", afirmou Roberto de Andrade em entrevista coletiva.
Questionado se guardaria algum ressentimento de Tite, o presidente do Corinthians rasgou elogios ao técnico e agradeceu o trabalho dele à frente do clube do Parque São Jorge.
"De forma nenhuma [fiquei chateado], tenho que agradecer a ele e a todos os que estão acompanhando o Tite na CBF", disse Roberto de Andrade, sublinhando as conquistas do treinador do Corinthians.

O acerto de Tite com a CBF confirma o que já era indicado pelas movimentações da entidade nos últimos dias. Além de Dunga, foi dissolvida toda a comissão técnica da seleção, que teve também a saída do dirigente Gilmar Rinaldi.
Tite se reuniu por três horas com Marco Polo Del Nero, presidente da CBF, na noite de terça, mas só deu a resposta na quarta, após ouvir a família e conversar com dirigentes corintianos.
Tite na seleção já havia se tornado quase unanimidade entre torcedores nos últimos anos. Após uma breve passagem pelo Al-Wahda, venceu seu primeiro Campeonato Brasileiro pelo Corinthians em 2011. No ano seguinte, se consagrou ao levar o alvinegro à inédita conquista de Libertadores e, na sequência, do Mundial de Clubes.
No fim de 2013 deixou o Parque São Jorge, e esperava o convite da seleção brasileira após a Copa de 2014. A CBF, entretanto, escolheu Dunga, em uma decisão que magoou o ex-corintiano. No ano passado, Tite voltou ao alvinegro, e mais uma vez teve sucesso, conquistando o Brasileiro.

Maus resultados e pressão
A queda de Dunga ocorreu após campanha decepcionante na Copa América Centenário: em um grupo com Haiti, Equador e Peru, o Brasil venceu apenas o primeiro adversário, e acabou ficando pelo caminho ainda na primeira fase da competição.
A derrota contra o Peru por 1 a 0, decisiva para a eliminação, foi marcada por um gol de mão do atacante Ruidiaz. Ao justificar o revés, Dunga chegou a fazer críticas à arbitragem, mas o erro em nada reduziu a pressão.
Nos últimos dias, torcedores, dirigentes da própria CBF e presidentes de federações estaduais passaram a apostar na demissão do tetracampeão mundial. Em entrevista coletiva nesta segunda, Gilmar Rinaldi chegou a afirmar que não haveria mudança, e que via a seleção "no caminho certo". Nesta terça, entretanto, o coordenador técnico da seleção acabou demitido junto ao técnico. "A CBF agradece a dedicação, a seriedade e o empenho da equipe durante a realização do trabalho", disse a entidade, em nota oficial.
Nas Eliminatórias, a situação da seleção também não é confortável: com nove pontos em seis jogos, ocupa a sexta colocação, com apenas 50% de aproveitamento. 
Transição
Com a mudança na comissão técnica, Rinaldi ficará até o final desta semana para comandar a transição. "Apesar de eu ser mais administrativo, sou o chefe da comissão, tenho essa responsabilidade e coloquei umas situações agora, na véspera da lista da Olimpíada. Seria egoísmo simplesmente sair. Fico até quinta ou sexta-feira trabalhando para fazer a transição", explica o dirigente.
O dirigente informou que tem uma lista de 93 atletas para a Olimpíada que terá de ser cortada nesta quarta-feira para 35. Segundo ele, será o treinador que fará a opção, mas não deixou claro qual o técnico que trabalhará na relação. Não há definição se fica Rogerio Micale, treinador do Brasil Sub-23, ou se o novo técnico assumiria.

No mesmo anúncio, Rinaldi também avisou que mais um atleta acima de 23 anos foi liberado para disputar a Olimpíada: Douglas Costa, do Bayern de Munique (ALE). O atacante deve se juntar a Neymar e Miranda ou Willian.
Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palmeiras bate o Al Ahly e está na final do Mundial de Clubes da Fifa

Divulgação/Palmeiras e Al-Ahly Fonte: IG O Verdão agora espera o vencedor do confronto entre Al Hilal e Chelsea para saber quem enfrentará n...