Tudo a saber e ver: SAIBA O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS CORTICOIDES

quarta-feira, 27 de abril de 2016

SAIBA O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS CORTICOIDES



Os corticoides, também conhecidos como corticoesteroides, cortisona ou cortisol, são hormônios produzidos pelas glândulas supra-renais que possuem forte ação anti-inflamatória, sendo muito utilizados no tratamento de reações alérgicas, artrite reumatoide ou lúpus, por exemplo.
Existem vários tipos de corticoides, que são utilizados de acordo com o problema do paciente e que incluem:
  • Corticoides tópicos: são cremes e loções utilizados para tratar reações alérgicas ou doenças na pele, como urticária ou eczema;
  • Corticoides nasais: são sprays usados no tratamento de asma, rinite alérgica e outras alergias respiratórias;
  • Corticoides orais: comprimidos utilizados no tratamento de doenças crônicas inflamatórias, como bronquite, hepatite, doença de Crohn ou artrite, por exemplo;
  • Corticoides injetáveis: prescritos pelo médico para tratar problemas crônicos como lúpus, queloides ou artrite reumatoide.
​​Além disso, também existem corticoides em colírios que podem ser utilizados no tratamento de problemas oftálmicos, como conjuntivite ou uveíte, reduzindo a irritação e a vermelhidão.

Efeitos colaterais dos corticoides

Os efeitos colaterais dos corticoides são mais comuns em casos de uso prolongado e incluem cansaço, aumento dos níveis de açúcar no sangue, diminuição das defesas corporais, agitação, insônia, dor de cabeça ou glaucoma, por exemplo. Conheça outros efeitos em: Tomar corticóides pode engordar e causar estrias e diabetes.
Além disso, os corticoides engordam quando utilizados em excesso pois facilitam o acúmulo de gordura abdominal e aumento do peso, característico da Síndrome de Cushing. Saiba mais sobre este efeito colateral em: Síndrome de Cushing.

Contraindicações dos corticoides

O uso de corticoesteroides está contraindicado em pacientes com hipertensão, insuficiência cardíaca, insuficiência renal, osteoporose, epilepsia, úlcera gastroduodenal, tuberculose, infecções virais ou micóticas.
Além disso, os corticoides podem piorar algumas doenças como diabetes, glaucoma, obesidade ou psicose, devendo ser utilizados apenas sob orientação do médico.

Pode usar corticoides na gravidez?

O uso de corticoides na gravidez não é recomendado, uma vez que aumenta o risco de o bebê nascer com baixo peso. Assim, o uso de corticoides no tratamento de doenças crônicas na grávida só deve ser feito sob orientação do obstetra e quando os benefícios superam os potenciais riscos.

Veja a bula de um corticoide:​ Prednisona (Meticorten)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palmeiras bate o Al Ahly e está na final do Mundial de Clubes da Fifa

Divulgação/Palmeiras e Al-Ahly Fonte: IG O Verdão agora espera o vencedor do confronto entre Al Hilal e Chelsea para saber quem enfrentará n...